Vennbahn: cerveja de guarda e estilo raro


A Vennbahn é a primeira cerveja de guarda da CervejariaWalfänger, com produção limitada a apenas 927 garrafas numeradas.

Envelhecida em barris de carvalho por seis meses, a Vennbahn é uma cerveja estilo Doppelsticke, considerado rato, que tem 10,5% de álcool e coloração vermelho escuro.

É uma Altbier ‘concentrada’, ou seja, bastante maltada, com amargor equilibrado e um leve frutado proveniente da fermentação. Por ser maturada, apresenta aromas típicos dessa guarda em madeira.
Originária de Dusseldorf, na Alemanha, a história da Doppelsticke tem origem a partir de um erro na produção da Altbier. Foram adicionados baldes extras de malte na receita original da Altbier e, para corrigir o engano, o cervejeiro precisou balancear a cerveja com lúpulo. Assim surgia mais um estilo de cerveja, que se apresenta de forma mais alcoólica, mais encorpada e mais amarga do que a Altbier tradicional.

Diz a lenda que, por muitos anos, a receita foi repassada entre os cervejeiros como se fosse um segredo, dai a origem do nome, pois no dialeto local “sticke” significa segredo.

Vennbahn é o nome de uma antiga ferrovia belga, há tempos desativada, que passava pelo território alemão. Este nome foi escolhido para celebrar a união das escolas alemã, da Walfänger e belga, formação do mestre-cervejeiro e consultor Paulo Schiaveto, que assina a cerveja junto com a Walfänger.